- Título da obra: Coruja do coração
- Técnica: óleo sobre tela;
- Dimensões: 25 x 35 cm;
- Local/ Ano de criação: Rio de Janeiro – Brasil- agosto/2021
Algumas informações sobre a Coruja desta obra:
1) informação pessoal – pintei para presentear minha querida sogra e segunda mãe @ludebritogarcia que tem verdadeira paixão por esta bela ave. Em sua casa há esculturas, estatuetas e bibelôs de todo tipo. Sempre é presenteada pelos amigos ou familiares com objetos ou acessórios que possuam estampas de corujas.
2) Informação técnica: Existem em todo o mundo cerca de 210 espécies de corujas, sendo que a coruja suindara (Tyto alba) é a única espécie que apresenta o disco facial em forma de coração.
Também conhecida como coruja-de-igreja, coruja-das-torres e coruja-católica a suindara vive entre nós e costuma residir em forros, sótãos, barracões, celeiros e torres de igreja. O nome suindara vem do tupi e significa “o que não come”.
Além das áreas urbanas, a suindara também habita regiões com vegetação aberta, campos e bordas de matas. Assim como nas outras espécies de corujas, a suindara possui excelente visão e audição, e penas com bordas suaves e macias, o que lhe confere um voo silencioso.
A alimentação, as técnicas e os horários de caça dessa coruja variam de acordo com as estações do ano e com o habitat.
A suindara, por ser predadora de roedores ajuda a manter o equilíbrio de populações de várias presas, algumas delas pragas agrícolas ou transmissoras de doenças. Além disso, esse animal pode ser considerado bioindicador de poluição, por ter sensibilidade a poluentes e metais pesados.
Fonte de pesquisa: site Mundo e educação.
OBS: Esta obra participou da 9º EXPOARTE promovida pelo Museu Casa Borges em novembro/2021.
https://www.instagram.com/p/CW6vDq2pDzO/?utm_medium=copy_link
https://www.instagram.com/p/CW6vDq2pDzO/?utm_source=ig_web_copy_link