Beleza negra

Título da obra: Beleza negra

Técnica: Acrílica sobre Tela

Dimensões: 50 x 70 cm

Local/ Ano de criação: Rio de Janeiro – Brasil –2020

Obs: Esta obra participou da Exposição Coletiva de Arte “Mulher” realizada no período de 05 a 14/03/2020 no Centro Cultural Palace – Ribeirão Preto – São Paulo; promovida e organizada pelo Ateliê LUCIANE LIMA Ribeirão Preto.

Esta obra participou da III Mostra de Arte Cultura Afro-Brasileira – catálogo digital de 22/11 a 16/12/21 promovido pela Secretaria de Cultura de Taubaté /SP;

Links:  https://www.taubate.sp.gov.br/turismoecultura/
https://issuu.com/secretariaculturataubate/docs/cat_logo_iii_mostra_de_arte_cult_afro

Esta obra participou do Projeto Março: Mês Internacional da Mulher em 2021 e recebeu a seguinte crítica do jornalista e especialista em arte Oscar D’Ambrósio:

Obra: Beleza Negra by Maria José G. Oliveira

“Beleza negra”, realizada, em 2020, com grafite e tinta acrílica sobre tela (60 x 40 cm), de Maria José Oliveira, de Rio de Janeiro, RJ, participou da Exposição “Mulheres” promovida e organizada pela Luciane Yahweh naquele ano. Um dos objetivos da obra é homenagear as aproximadamente 56 milhões de mulheres negras brasileiras, que correspondem a 25% da população nacional. A imagem, que inclui o rosto e um adorno que ocupa a região inferior do pescoço e parte do peito, empodera essa mulher negra vítima de preconceito e, conforme apontam diversas estatísticas, mais vulnerável ao machismo, à violência doméstica e às desigualdades salariais e sociais. Qualquer agressão contra a mulher deve ser repudiada com veemência e ainda mai s quando associada à cor da pele. Infelizmente a igualdade de gênero, que é um direito, ainda precisa ser tratada como uma conquista.

Oscar D’Ambrosio